top of page

QUEM É A FUNDAÇÃO MARIA MÃE

Frente da casa.jpeg

           A Fundação Maria Mãe (FMM), mantenedora da Obra dos Pequeninos de Jesus, Pessoa Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, foi criada em 1983 pela Irmã Monique Monceau com o objetivo de ser um ponto de apoio e promoção humana para Pessoas adultas em Situação de Rua na cidade de Juiz de Fora.

          Em qualquer centro urbano são perceptíveis grupos de pessoas que vivem nas ruas, situação agravada sobremaneira nos últimos anos, especialmente com a pandemia. Embora estas pessoas busquem trabalho como forma de obter os meios para manter-se e sobreviver com dignidade, sem capacitação para o mercado formal de trabalho acabam buscando formas de sobrevivência em atividades de baixa remuneração como catadores de recicláveis, cuidadores de carros, flanelinhas, vendedores ambulantes, entre outras atividades precárias que não oferecem as condições necessárias para a superação da pobreza.

          Desta forma, a Obra dos Pequeninos de Jesus é um local onde esta população encontra apoio e atendimento humanizado: atendemos a todos que nos procuram, sem qualquer distinção. Oferecemos diariamente o café da manhã para uma média de 200 pessoas; paralelamente, oferecemos também trocas de roupas, kits de higiene, atendimento eventual (social e psicológico), corte de cabelo e barba (com voluntários), orientação religiosa, apoio na recuperação de dependência química, entre outros.

          A FMM manteve suas portas abertas e o acolhimento aos assistidos durante os anos difíceis da pandemia do coronavírus.

          Nesse período, durante o qual o Restaurante Popular ficou fechado por um tempo, firmamos parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do município para a oferta de marmitas nos finais de semana.

          Embora não sendo nosso foco principal, entre 2022 e 2023 mantivemos abertas casas emergenciais de abrigamento dessa população em Convênios com a Prefeitura de Juiz de Fora, contribuindo para a garantia de seus direitos.

          O fim do convênio de inclusão produtiva com a Prefeitura de Juiz de Fora a partir de março de 2023 representou um desafio novo para a Fundação, devido à perda de uma fonte de financiamento estável e mensal.

          Com isso, foi necessária a demissão de mais de 50% de nosso quadro de funcionários próprios, mantendo apenas um quadro mínimo. Mas nossa Obra confia na Providência Divina; os corações têm sido tocados e o milagre se realiza a cada dia: voluntários comprometidos com o atendimento estão sempre presentes, doadores surgem com ofertas nos momentos de necessidade e o pão nunca falta. Isso tudo é bênção!


           Assim, a Fundação Maria Mãe, através da Obra dos Pequeninos de Jesus, continua se apresentando em Juiz de Fora como uma referência diária para que as pessoas em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social para acolhida, alimento e amparo.


Voltar para Início
Quem somos: Sobre
bottom of page